segunda-feira, 22 de abril de 2013

Dia do Basta à Corrupção em Porto Velho contou com mais de 1600 pessoas



No último domingo (21/04/2013) aconteceu mais uma edição do Dia do Basta à Corrupção em Porto Velho, organizado pala coordenação local e contando com o grande apoio e participação do Ministério Público do Estado (MPE/RO) e Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

O Dia do Basta à Corrupção é um movimento apartidário, pacífico, sem fins lucrativos e constituído como movimento de iniciativa popular, formado por pessoas comuns que combatem a corrupção no Brasil. Este movimento surgiu e se articula através das redes sociais, e hoje está presente em várias cidades brasileiras de norte e sul. Em Porto Velho o Dia do Basta comemorou nesta manifestação um ano de atuação na cidade.

O Dia do Basta deste dia 21 de abril aconteceu em várias cidades brasileiras, mas também em cidades estrangeiras. Brasileiros radicados em outros países se mobilizaram para protestar em frente a embaixadas e consulados brasileiros.

Lisboa - Portugal
Londres - Reino Unido
Nova Iorque - Estados Unidos
Paris - França
Toronto - Canadá
Em Porto Velho, logo no começo da tarde, antes do início oficial do evento, já se encontravam no Parque Madeira-Mamoré várias pessoas que procuravam os formulários para coleta de assinaturas contra a PEC-37. Um grupo de moradores de comunidades localizadas no outro lado do Rio Madeira estavam no local desde final da manhã para participar das atividades programadas, inclusive levaram suas faixas e cartazes de protestos. Também estiveram presentes nesta edição do Dia do Basta em Porto Velho, pessoas de Ariquemes/RO e também do Estado do Acre.

A manifestação teve início com a apresentação do movimento seguido das falas de João Francisco Afonso, Promotor de Justiça do Ministério Público, e também de Juacy dos Santos Loura Júnior, Juiz membro da corte do Tribunal Regional Eleitoral, os quais fizeram sucintas explanações sobre a PEC37 e a Corrupção Eleitoral, respectivamente.

Juacy dos Santos Loura Júnior, Juiz membro da Corte do TRE/RO
Após as falas das autoridades o microfone ficou aberto para quem quisesse se manifestar, algumas das pessoas aproveitaram a oportunidade para protestar, reclamar, e apelar pelo despertar da sociedade ante tanta corrupção, e assim foram dando seus recados.

Enquanto a programação prosseguia, paralelamente acontecia também outras atividades relacionadas ao evento, como uma oficina de cartazes, pintura nos rostos e distribuição de balões para as crianças, afinal o Dia do Basta é um movimento pacifico e em Porto Velho tem sempre cunho cívico e cultural.

Ainda como parte da programação houve o discurso emocionado da Coordenadora Giselle Pini, e também de Elizeu Braga, que é um artista e ativista que está sempre envolvido em atividades de combate à corrupção em Porto Velho. Também se apresentou o conhecido artista local Bototo que fez uma performance que agradou o público.




Como continuidade das atividades houve a apresentação do vídeo que mostra em versão de música trechos do discurso final do filme "O Grande Ditador", estrelado e dirigido por Charlie Chaplin em 1940. Após a apresentação do vídeo houve a leitura do discurso completo, o qual traz uma mensagem de união e luta pela liberdade que vale também os dias de hoje. 

A última atração do Dia do Basta á Corrupção foi a encenação de uma marcha fúnebre que fez alusão aos atentados que a moral, política e a justiça têm sofrido com a corrupção que está presente em vários setores da sociedade e de forma mais grave na estrutura estatal do país. Os jovens artistas entraram no parque carregando um caixão, e quando chegaram onde estava acontecendo as atividades o grupo desenvolveu sua apresentação com breves falas e encerraram cantando ao vivo a música Brasil, mais conhecida na atualidade pela voz de Cazuza.


A programação foi encerrada com os devidos agradecimentos a todos os presentes, porém a coleta de assinaturas continuou até o cair da noite em meio a muita música. E considerando foram recolhidas exatas 1.579 assinaturas na petição Contra a PEC-37, estima-se que estiveram no local participando das atividades mais de 1600 pessoas, contando com as crianças e adolescentes que não puderam assinar as petições. A Coordenação local avalia que o evento superou a expectativa sendo um sucesso, o qual pretendem repetir nas outras atividades contra corrupção.

FOTOGRAFIAS














  
  
  
  

  



REPORTAGENS DA IMPRENSA LOCAL

- Bom Dia Amazônia - TV RONDÔNIA - Canal 04

Um comentário:

Franthelo Marx disse...

Na edição de ano passado o Movimento Basta a Corrupção deixou que os cidadãos falassem o que lhe afligia no Brasil e tudo o que estava acontecendo..
Entretanto não focaram em um assunto só e uns até se ''perderam'' no que estava dizendo.

Pode-se dar um espaço para os cidadãos responderem a um pergunta:
O Basta para você no Brasil?

É simples, mas mantem um foco, uma direção(creio)
Pode ser um ''boa'' na Edição do próximo ano.

Grato pela atenção