sábado, 22 de junho de 2013

Ato Contra a PEC37 é realizado na praça Jonathas Pedrosa em Porto Velho

Na manhã deste sábado (22/06/2013) aconteceu mais uma manifestação contra a PEC37, realizada pelo movimento "Dia do Basta á Corrupção - Porto Velho".

O evento foi realizado na praça Jonathas Pedrosa, que fica no Centro da Capital de Rondônia, e reuniu várias pessoas entre crianças, jovens e adultos. E isso reafirma o compromisso do Dia do Basta local em realizar manifestos de cunho cívico-social, a fim de que as famílias possam participar das atividades.

A intensão principal neste ato foi a conscientização das pessoas, para isso concomitante às atividades de confecção de cartazes, pinturas em rostos, e coleta de assinaturas contra a PEC37 (Proposta de Emenda á Constituição que pretende tirar poderes de investigação do MP e demais órgãos),   os integrantes do Dia do  Basta deram seu recado de repúdio a esta proposta, bem como falaram sobre a necessidade se dar mais atenção às questões locais que envolvem corrupção. Durante a manifestação também houve a participação de populares, que se valeram do microfone para falar sobre questões importantes, como a onda de greves no Estado, a questão dos impactos sociais da vinda das hidrelétricas do rio Madeira, a questão do transporte público de Porto Velho, corrupção eleitoral e outros assuntos.

O evento possibilitou uma discussão sadia e amistosa sobre diversas situações que envolvem de algum modo a corrupção que está presente em nosso país, estado e municípios. E considerando isso os integrantes do Dia do Basta avaliaram o evento como positivo, pois entendem que a finalidade foi alcançada com êxito.

A próxima manifestação do Dia do Basta à Corrupção será realizada conjuntamente com o movimento "Vem Pra Rua" no dia 26 de junho, data prevista para a votação da PEC37 na Câmara dos Deputados em Brasília. Os coordenadores dos dois movimentos se reunirão nos próximos dias para definir como vão organizar mais esta manifestação.

Fotos de Sáimon Rio.



 





 

2º Ato de Apoio à Democracia leva 20 mil pessoas às ruas de Porto Velho

No dia 20/06 o "2º Ato de Apoio à Democracia", organizado pelo movimento "Vem Pra Rua" levou mais de 20 mil pessoas às ruas de Porto Velho. O manifesto contou com o apoio do Dia do Basta à Corrupção, e teve ao final avaliação positiva, pois nunca houve uma passeata contra a corrupção tão grande como esta.

Fotos de Sáimon Rio.




























quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dia do Basta á Corrupção repudia qualquer tipo de violência ou vandalismo

"Todo VANDALISMO é BURRO! DESCREDIBILIZA e ILEGITIMA qualquer movimento"

Conforme diz a frase acima o "Dia do Basta á Corrupção" é contra todo e qualquer tipo de violência ou vandalismo em seus atos assim como naqueles que apoia.

O Dia do Basta á Corrupção em Porto Velho tem apoiado os movimentos e protestos da cidade declarados pacíficos, ordeiros e apartidários, um deles é o "2º Ato de Apoio à Democracia" que será realizado amanhã (20/06/2013) no Parque Madeira-Mamoré, porém, recentemente um grupo de universitários manifestaram a pretensão de integrar ao referido movimento, e contra as diretrizes do mesmo, agir com radicalismos e excessos. 

Diante disso o Dia do Basta mais uma vez vem a público declarar que não tolera vandalismo em manifestações populares, e afirma que aqueles que assim agirem deverão ser repreendidos por todos, bem como deverão responder criminalmente pelo seus atos, os quais certamente serão isolados.

Fazer vandalismo em uma manifestação contra todo o descaso que vivemos diante da grande corrupção é uma grande estupidez, afinal a principal prejudicada por atos como estes será exclusivamente a população, afinal vai ser o dinheiro do povo que será utilizado para reparar o dano causado, ou então, se não houver reparo (o que é mais provável) será o povo que terá que conviver com o bem público danificado e inútil.

E ainda, o Dia do Basta também afirma que não admitirá a promoção de partidos políticos através de bandeiras ou mesmo de agentes políticos (vereadores, deputados, senadodores...) nos movimentos, afinal todos os protestos que acontecem no Brasil interio são populares, isto é, são movimentos criados e organizados por pessoas comuns do povo; e estes movimentos são os gritos de cada indivíduo contra tudo de ruim que está acontecendo com as nossas cidades, estados e país, e para isso, NÃO PRECISAMOS DE REPRESENTANTES.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Adesivaço do DBC e Ato de Apoio à Democracia em Porto Velho


No último dia 16 de junho de 2013 (domingo) foram realizados dois significativos protestos de combate à corrupção na cidade de Porto Velho. O primeiro foi o adesivaço contra a PEC37 (proposta de emenda à Constituição Republicana que pretende proibir o MP e outros órgãos de investigar) realizado pelo movimento Dia do Basta à Corrupção; e o segundo foi o Ato de Apoio à Democracia organizado também através das redes sociais como o Facebook.

O adesicaço aconteceu na Av. Farquhar, ao lado da praça Aluízio Ferreira, a partir das 15h da tarde, e na ocasião foram adesivados dezenas de carros, além de caminhões, motocicletas e bicicletas. Também foi distribuído panfletos sobre a PEC37 aos transeuntes e dentro de ônibus urbanos também, além da panfletagem e afixação de adesivos nas barracas da Feira do Porto, sempre acompanhados de uma breve explanação sobre o que é a PEC37 e outras manobras que tramitam no Congresso e que vão contra o interesse social.

Por volta das 17:30h todos os participantes do adesivaço desceram até o Parque Madeira-Mamoré para também participarem do Ato de Apoio à Democracia, afinal o movimento é pacífico e apartidário assim como o Dia do Basta à Corrupção.

No parque Madeira-Mamoré havia milhares de pessoas, sendo a maioria jovens que ocupavam todo o espaço do anfiteatro, e lá levantavam cartazes e as bandeiras do Brasil e Rondônia demonstrando repúdio à corrupção que assola o país de Norte a Sul.

Em seguida todos deixaram o parque para tomar as ruas do Centro de Porto Velho, sendo o momento mais importante a subida da Av. Sete de Setembro (principal avenida comercial da Capital de Rondônia).

Infelizmente não havia um sistema de som eficiente para esclarecer às pessoas as razões do protesto, bem como inteirá-las do que está acontecendo no cenário da política nacional, porém, para um primeiro manifesto organizado pelo grupo #VempraRua, o evento foi um sucesso, e os posteriores prometem ser melhores.

Parabéns população de Porto Velho pela adesão a ambos os eventos, espero que todos voltem às ruas novamente, afinal, outros dois grandes eventos estão previstos e já têm datas marcadas, um dia 10/06 e o outro dia 22/06, o segundo será realizado na Praça Jonathas Pedrosa, a partir das 9h e tem previsão de durar o dia inteiro.